Uma Visão Empresarial

Mídias Sociais 7 Passos Para Uma Estratégia

Edmilson Jorge Siqueira      terça-feira, 20 de outubro de 2015

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A sua empresa tem uma estratégia para as mídias sociais?

De acordo com a pesquisa realizada pela Constant Contact, mais de 50% das pequenas empresas precisam de ajuda com a mídia social.

Enquanto muitas empresas têm  presença nas mídias sociais, muitas ainda não estão envolvidas nessas plataformas e, portanto, não alcançam os seus objetivos.

Com planejamento, sua empresa pode usar as mídias sociais de forma eficaz, trazendo resultados satisfatórios.

Aqui estão sete passos para uma estratégia de mídia social direcionada para o seu negócio.

1 - Determina seus objetivos de negócios para a mídia social Como você deseja usar a mídia social para ajudar a sua empresa? Quais as metas você quer alcançar?

Crie metas concretas, mensurável e atingível o quanto possível. Por exemplo, se você atualmente recebe sete novas visitas em um mês, defina uma meta de obter 120 novos clientes potenciais nos próximos 12 meses, é mais realista do que estabelecer uma meta para chegar 5.000 novos leads.

Defina metas claras para o seu marketing nas mídias sociais. Aqui estão alguns objetivos que foram identificados para pequenas empresas:

Construa a sua marca e, leve as pessoas a reconhecer o seu nome e associá-lo com o seu produto.

Atrair novos clientes, por direcionamento de tráfego para sua página de mídia social, site ou blog da empresa, o que dou o nome de transmídia.

Suporte de vendas, responda as perguntas dos prospectos e mostre como usar os produtos ou serviços através dos vídeos.

Envolva-se com os seus fãs, dando aos clientes uma razão para falar sobre sua marca e incentivar outras pessoas a comprar de você.

Ao definir objetivos específicos, você estabelecerá metas para o seu negócio. Isso ajuda a definir as suas métricas da mídia social e tornará eficaz o marketing nas redes sociais.

Marketing Digital e Mídias Sociais

Mídias Sociais 7 Passos Para Uma Estratégia

2 - Conheça o seu público alvo com quem você deve manter uma relação nas mídias sociais. Este é o seu público alvo que você precisa e, deve mostrar os benefícios do produto ou serviço.

Quem é o seu público alvo na mídia social?   Para ajudar você a entender as suas características, crie um conjunto de personas de marketing, para os segmentos que você quer alcançar.

Entender o ponto de vista e as atividades do seu mercado alvo. Pense na demografia, sexo, atividades e compras anteriores, bem como interesses e prioridades.

Considere os influenciadores, compradores e usuários finais. A maioria das decisões de compras é realizada através de pesquisas nas redes sociais

Saiba onde o seu público se encontra nas mídias sociais. Nem todo mundo está no Facebook.

Considere o comportamento da mídia social do seu público. Onde será que o seu mercado se encontra, ele compartilha ou cria conteúdo nas mídias sociais? Quais os incentivos que irão fazê-los agir e se manifestarem?

Quanto mais você conhecer o seu público, mais fácil será para se envolver com eles nas mídias sociais e, obter os resultados que você está procurando.

3 - Escolha temas centrais para sua empresa. Selecione os temas para sua audiência.

Determine de três a cinco temas principais. Eles devem ser as categorias ou palavras que você deseja colocar na otimização do post para os motores de buscas.

Crie conteúdo em torno desses temas para o qual você quer que o seu negócio seja conhecido e visto nas primeiras paginas do Google, Youtube, Yahoo, Bing e outros.

Crie um calendário editorial integrado com o seu calendário promocional.

 

laneje conteúdo relevante em torno de suas principais palavras-chave e suas promoções planejadas.

Desenvolva uma estrutura para minimizar o tempo de criação de conteúdo.

Brainstorm ou ideias para o conteúdo em torno dessas categorias.

Antes de desenvolver o seu conteúdo, liste os tópicos que você quer cobrir.

Para a maioria das empresas, a maneira mais fácil de conseguir isso é responder as perguntas dos seus clientes através de vídeos, antes e depois da compra.

Coloque os links para as páginas dos produtos adequados, mas não seja promocional!

Ofereça uma variedade de formatos de conteúdo, e não apenas texto. As pessoas gostam de conteúdos de formas diferentes.

Atraia a atenção com imagens, já que algumas plataformas de mídia social como o Facebook, Pinterest e Instagram são baseadas em imagens.

Aproveite o poder dos blogs. Ele fornece uma base de propriedades para interações na mídia social, apoiando a construção de um arquivo de base e de incentivo ao compartilhamento social.

Ao definir claramente os temas certos para sua empresa com a criação de conteúdo através dos comentários em torno deles, com isso você verá que é mais fácil de obter os resultados que você deseja com as mídias sociais.

4 - Criar uma presença em todas as principais plataformas de mídia social ou na maioria delas.

É importante levar o nome da sua empresa, marca, produto ou serviços entre as plataformas de mídia social.

Entenda que isso pode não ser possível, dependendo do seu nome, da empresa e organizações de nome semelhante. Mas você vai querer promover o seu nome para os principais perfis de mídia social.

Branding é uma abreviação que ajuda os clientes a reconhecer sua empresa sem pensar. Depois de ter reivindicado o seu espaço, lembre-se de incorporar elementos de sua marca em seu perfil.

Também pense em posicionar a sua loja local ou o ponto comercial, número de telefone e horário de funcionamento. Lembre-se de incluir um link para seu site ou blog.

A presença forte na rede vai ajudar a tirar o máximo proveito do seu marketing na mídia social.

 

midias sociais terra

5 – Determine o engajamento com a media social

Seja estratégico com a sua mídia social no uso do tempo. É fácil gastar mais tempo do que você precisa nas mídias sociais.

Na mídia social tem que haver um plano de ação, em conjunto com uma abordagem estratégica que vai ajudar a encontrar o equilíbrio certo.

Use as comunicações existentes, tais como e-mail e no interior da loja sinalize para incentivar seus clientes a participarem das mídias sociais e se envolver com você e a empresa.

6 - Planeje os recursos. Para muitas pequenas empresas, o conceito de utilização de recursos para o planejamento pode ser novo.

Mesmo se você for um principiante, você deve ter uma visão estratégica do seu tempo.

Planeje o seu engajamento na mídia social. Decida quem vai lidar com o engajamento na mídia social.

Na maioria das pequenas empresas, muitas vezes é o proprietário.

Defina os parâmetros para uso da mídia social. Isso significa definir as diretrizes da mídia social para ambos, os empregados e os visitantes.

Crie processos sempre que possível. Dependendo do seu negócio, avalie onde você tem a oportunidade de desenvolver o conteúdo que suporta seus objetivos.

Pense em interações com os clientes, nas compras e em conferências.

Prepare-se para a criação de conteúdo. Tenha uma câmera, smartphone ou iPad pronto para capturar conteúdo enquanto você está fazendo negócios!

Não se esqueça de obter a permissão dos clientes para uso de suas imagens para garantir que você não tem problemas mais tarde.

Tenha um plano em prática para determinar como e onde você vai usar as informações. Não basta simplesmente publicar, a otimização do conteúdo é que vai fazer com que a sua empresa apareça nas redes sociais.

7 - Medir seus resultados na mídia social. Não se esqueça de configurar tudo que você precisa para medir os seus resultados.

A métrica que você vai querer para rastrear irá basear-se nos objetivos do negócio definido.

videos empreendinova jf

Meça seu progresso nas mídias sociais.  Você deve torná-lo mais fácil, para medir os resultados.

Incorpore uma chamada para ação na mídia social. Não basta assumir perspectivas e tomar a próxima ação sem perguntar.

Oriente os participantes a interagir com chamadas contextual e relevante para a ação.

Indicadores de trilha ajuda a mostrar que você realizou seus objetivos. Para a maioria das empresas, isso significa mais do que comentários e ações na mídia social.

Certifique-se de que você possa acompanhar os seus resultados usando um código promocional exclusivo ou página de destino alvo.

A questão de fundo é que o seu pequeno negócio pode usar as mídias sociais para alcançar seus objetivos de negócios, com êxito. Para este fim, planeje com antecedência para garantir o tempo gasto na mídia social.

O que você acha? Quais são suas dicas especiais para fazer o engajamento da mídia social eficaz com o sucesso de sua empresa?

Por favor, deixe o seu comentário abaixo. Acompanhe as nossas hashtags #empreenderjf  #empreendinova  #vídeojf

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