google.com, pub-6702180317991058, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Uma Visão Empresarial

Como Criar Um Chatbot No Facebook Messenger

EJ Siqueira      sábado, 26 de agosto de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos
 
 
Veja agora como criar um chatbot no Facebook MessengerVocê quer que  o seu negócio faça mais sucesso com o Facebook Messenger? Interessado em usar um chatbot para atendimento ao cliente e fazer o marketing? Os chatbots do Facebook Messenger podem ajudar seus seguidores a obter respostas nas perguntas mais frequentes.Neste artigo, você descobrirá como configurar uma chatbot do Facebook Messenger para sua empresa.
 
Por que um Chatbot para o Facebook Messenger? O Facebook agora permite que você instale Messenger chatbots na sua página comercial. Os Chatbots permitem que você tenha uma conversa automática com pessoas que clicam em seu Facebook Messenger para iniciar um diálogo.
 
como criar um chatbot no Facebook Messenger aisha
 
 
Uma série de menus ou palavras-chave orienta os clientes para os próximos passos, economizando tempo e eliminando pedidos frívolos que não levam a vendas. É uma maneira fácil de permitir que as pessoas interajam com sua empresa para comprar ingressos para um evento, obter instruções, ver um menu, marcar uma consulta ou fazer uma pergunta comum .
 
Um respondedor automatizado permite que você responda imediatamente aos usuários com instruções sobre o que fazer em seguida ou com informações sobre sua empresa. O chatbot usa palavras-chave que os usuários escrevem na linha do bate-papo e você deve determinar quais são as que eles podem estar procurando. Por exemplo, se você possuir um restaurante que tenha opções veganas no menu, você pode programar a palavra "vegan" no bot.
 
Então, quando os usuários digitarem essa palavra, a mensagem de retorno incluirá opções veganas no menu ou aponte para a seção do menu que caracteriza esses pratos. Você pode criar um bot de inteligência artificial com gatilhos que você vai definir . Seu bot pode responder com blocos de texto que ajudam a reduzir os caminhos que os usuários tomarem para obter respostas .
 

Como Criar Um Chatbot No Facebook Messenger e Como Funciona Em Uma Página 

 
A página das Casas Bahia usa uma combinação de um simples botão baseado em um menu e um componente de inteligência artificial. Quando você clica no botão Mensagem na sua página, abre-se uma janela do Facebook Messenger. Clique em Começar dentro do Messenger.
A página responde com várias opções para escolher.
 
Se você deseja se inscrever no sumário diário, clique em "Sim". Isso é verdade. "Se não, clique em" Não, obrigado. "Você verá um segundo menu, dependendo da resposta que você escolher. A partir daqui, você pode gerenciar suas assinaturas ou obter uma lista de comandos de AI Bot para interagir mais.
 
Se você começar a digitar uma mensagem na caixa de texto em vez de selecionar um item de menu, o bot de inteligência artificial responde com uma lista de palavras-chave que você irá definir.
Por exemplo, digitar "ofertas" leva você a uma mensagem de resposta rápida ("Apenas em um segundo..."), seguido de uma galeria de imagens para ver o conteúdo das ofertas na web.
 

Como Criar Um Chatbot No Facebook Messengere e Ter Benefícios Para o Seu Negócio

 
 como criar um chatbot no Facebook Messenger mobile
À medida que mais pessoas dependem do Facebook para obter informações, os respondedores automáticos podem ajudar a aumentar o envolvimento direto com seus clientes. Isso permite que você faça remarketing para clientes com campanhas publicitárias em seus feeds de notícias, mesmo que ainda não tenham curtido a sua fanpage no Facebook .
 
Deseja iniciar a conversa com os clientes da sua página do Facebook em vez de esperar que eles venham até você? O Facebook permite que você faça isso. Você pode carregar endereços de e-mail e números de telefone da sua lista de assinantes em públicos-alvo personalizados do Facebook . Para desencorajar o spam, o Facebook cobra uma taxa para usar este serviço através do Facebook Ads. Você pode então enviar uma mensagem diretamente da sua página para o público que você criou.
 
Observe que, se um cliente fizer login no Facebook com um endereço de e-mail diferente do da sua lista, o Facebook talvez não consiga criar uma correspondência com o cliente na sua lista de assinantes.
 
✅   Criar um Chatbot
Ferramentas como Chatfuel , Botsify e OnSequel permitem que você crie um chatbot sem programação complicada.
 
como criar um chatbot no Facebook Messenger.
 
Este artigo permite que você use o Chatfuel para criar um chatbot grátis com base em um sistema de menu que você pre seleciona . Os usuários verão as opções que podem clicar, o que os guiará pelos menus que você criou.
Lingo Chatbot
 
Antes de criar um chatbot, vejamos algumas definições dos recursos que você encontrará.
Um bloco contém um ou mais cartões (mensagens). Múltiplos cartões podem ser entregues ao mesmo tempo dentro de um bloco. Você pode adicionar um botão na parte inferior de um cartão para dar aos usuários um número de telefone para ligar, um URL para clicar e deixar o Facebook, ou abrir um novo bloco com um novo cartão ou cartões.
 
Os tipos de cartões disponíveis são galeria, cartão de texto, imagem ou plugin:
Um cartão de galeria pode incluir várias imagens em um carrossel, cada um com um título, legenda, URL, botões ou uma resposta rápida. Uma resposta rápida é um cartão extra que pode atuar como um prompt com instruções adicionais da sua página e se o usuário não souber o que fazer em seguida na sua sequência de mensagens automatizadas.
➡ Um cartão de texto inclui um lugar para texto, botões ou uma resposta rápida.
Um cartão de imagem inclui uma imagem e uma resposta rápida.
Um cartão de plugin inclui opções de integração, como permitir que as pessoas leem ou se inscrevam no seu blog via RSS, enviam uma postagem de suas contas par Instagram, Twitter ou YouTube com IFTTT ou Zapier e muitas outras opções, como Google Sheets ou Google Calendar.
 
Para criar um chatbot com o Chatfuel, primeiro configure uma conta do Chatfuel . Depois de entrar na sua conta do Facebook , clique no sinal + para iniciar um novo chatbot.
Em seguida, escolha um modelo para editar ou criar um chatbot em branco a partir do zero. Digite um nome para o chatbot na caixa de texto e clique no botão vermelho para Criar um Chatbot.
 
 
Na próxima página, clique em Conectar ao Facebook .Escolha uma página comercial do Facebook existente ou crie uma nova página onde o bot irá residir. Selecione uma página do Facebook para se conectar ao seu chatbot Chatfuel. Agora, clique em Criar no menu da barra lateral para começar a criar seu chatbot.
 
A mensagem de boas-vindas padrão está em um cartão de texto; É a primeira coisa que os usuários verão quando entrarem no seu Messenger. Você pode manter este cartão de texto, adicionar outro (como uma imagem) ou começar de novo com uma das outras opções disponíveis, como uma galeria ou um plugin.
 
Digite os recursos do cartão que você selecionou. Adicione também botões ao cartão que os usuários podem clicar para realizar a próxima ação, como obter um número de telefone, visitar um URL ou abrir um novo bloco.
A resposta padrão é o bloco mostrado no botão do Menu Principal quando você começa. O Chatfuel permite que você  altere a mensagem que será sua primeira resposta depois que o usuário perguntar algo. Você pode alterar o texto aqui ou criar um bloco personalizado para adicionar no lugar da resposta padrão.
 
como criar um chatbot no Facebook Messenger teste
 
Observe que você pode adicionar mais de um botão sob este cartão , portanto, se os pedidos de clientes mais comuns forem suas horas, local, número de telefone ou direções, crie blocos adicionais com essa informação para retornar ao usuário. Se você tem um negócio de serviços online , você pode querer incluir blocos em seus botões que dão mais informações sobre um segmento específico de sua empresa .
 
Se você quiser criar um novo bloco , clique em + Adicionar bloco .
Aparecerá uma nova tela que permite que você comece novamente com novos cartões e botões para enviar o usuário para um novo caminho .
Depois de ficar satisfeito com seu bot, clique em Testar este Chatbot para salvar seu trabalho .
 
Em seguida, clique em Exibir em Messenger.com para testá-lo .
Você também deseja que outras pessoas testem seu bot de uma área de trabalho, smartphone e tablet . Se algo não funcionar como esperado, clique no ícone de ajuda no canto inferior direito para analisar os procedimentos ou entre em contato com a empresa para obter ajuda.
 
 
Chatfuel surge em primeiro lugar para a criação de chatbot para Facebook Messenger e Telegram, o escopo inicial do desenvolvimento da plataforma que agora se estende a outros serviços. Agora o Chatfuel à base de bot são comuns entre os usuários e também encontramos nomes como Adidas e British Airways. 
 
 Conduza os clientes para o seu Chatbot
Depois de criar seu primeiro chatbot automatizado, testou-o e sabe que está funcionando corretamente, altere o botão de chamada para ação na página do Facebook para Enviar mensagem para direcionar o tráfego para o seu chatbot.
 
Você também pode direcionar publicidade paga para esta chamada para ação, agarrando o URL do seu Messenger .
Finalmente, considere instalar plugins (Message Us ou Enviar para o Messenger) em seu site para que as pessoas enviem mensagens no Facebook.
Perguntas freqüentes sobre Chatbots
 
como criar um chatbot no Facebook Messenger.
 
Depois de começar o seu chatbot em funcionamento, aqui estão algumas perguntas que você pode ter:
E se o usuário quiser voltar e escolher uma seleção diferente?
Na caixa de texto onde os usuários escrevem sua mensagem para você, existem três linhas que representam uma barra de menus. Os elementos do seu bot serão incluídos nesse menu. Os usuários podem voltar a um bloco específico ou escolher Reiniciar o botão para voltar para a sua mensagem de boas-vindas.
 
Quando o usuário vai ao meu Messenger, nada acontece. Qual o proximo?
Às vezes, já existe uma mensagem que diz "Começar". Nesse caso, o usuário deve clicar nisso para começar.
E se o usuário não ver o Começo e ainda não acontece?
 
De vez em quando, o chatbot não irá carregar para algumas pessoas, mas será para outras pessoas. Tal como acontece com qualquer nova tecnologia e com a plataforma sempre em mudança do Facebook, pode haver algumas duplas ainda por resolver. Entre em contato com a empresa de software que você está usando (Chatfuel neste exemplo) para solucionar problemas como este.
O que acontece se alguém não conseguir as respostas que eles querem do chatbot? Poderemos responder?
 
A beleza de criar um respondedor automatizado é que você pode intervir a qualquer momento com uma mensagem pessoal, permitindo que os usuários saibam que há alguém por trás do bot e que você está lá para responder perguntas pessoalmente.
 
Conclusão
Configurar um chatbot não impede que você verifique seu Messenger para mensagens, mas pode economizar tempo com um menu simples para as pessoas seguirem.
Acesse também os nossos artigos com várias informações e dicas sobre a internet marketing e o uso de ferramentas para alavancar o seu negócio com a verdadeira visão empresarial.
 
Caso tenha mais alguma dúvida ou deseja compartilhar a sua opinião sobre este tema, registre logo abaixo o seu comentário. O que você acha? Você instalou um chatbot no seu Messenger? Por favor, compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.

 

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

 

 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
E-mail Marketing Ilimitados Para Sempre

Receba Dicas Grátis Em Seu E-mail

Curso De Planejamento e Estratégia De Chatbot